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Parceria empresarial: saiba todos os benefícios

Atualizado: Jun 11




Formar uma parceria empresarial pode ser extremamente benéfico para as empresas envolvidas. As parcerias são ótimas alternativas tanto para oferecer um diferencial para a sua clientela, quanto para atingir a um público mais amplo.


Isso se da principalmente devido ao fato de que com a parceria, as empresas indicam para a sua clientela os produtos ou serviços de suas parceiras ou então oferecem descontos para os clientes dessas respectivas empresas.

Com a cooperação mútua, ambas as empresas envolvidas possuem uma grande possibilidade de crescer financeiramente e expandir as suas respectivas marcas.


Com a indicação por parte de outras empresas, as parcerias empresariais tornam-se maneiras muito mais baratas de atrair novos clientes. Além destes fatores, as parcerias ainda podem oferecer algumas outras vantagens para a sua empresa, as quais veremos a seguir:


Maior visibilidade no mercado


Com a divulgação de seus produtos ou serviços por uma empresa parceira, sua marca se tornará conhecida por um público muito mais abrangente, que em um primeiro momento ainda não é consumidor de sua empresa, mas pode ter o interesse despertado a partir da divulgação por parte de seu parceiro.


Sendo assim, as parcerias empresariais são ótimas ferramentas de marketing e propaganda para a sua empresa, aumentando consideravelmente o alcance de sua marca!


Ganho de produtividade


Em muitas parceria de negócio, as empresas envolvidas além de cooperarem mutuamente no processo de vendas, também auxiliam no processo de produção uma das outras, otimizando assim a produtividade de ambas e facilitando os processos operacionais.


Somas de qualidades


O princípio básico de uma parceria empresarial é a cooperação mútua entre as empresas, certo? Sendo assim, você deve buscar parceiros que complementem o seu negócio e possuam um público com interesses semelhantes aos que a sua empresa atende.


Desta forma, os parceiros envolvidos no negócio tornam-se empreendimentos mais completos e eficientes. Se você possui um ótimo produto mas não consegue realizar uma divulgação adequada, por exemplo, formar uma parceria com uma agência de publicidade ou marketing digital pode ser uma excelente alternativa para melhorar as suas estratégias de marketing.


Da mesma forma, essas agências podem a partir do seu produto oferecer um diferencial para a sua clientela.




Como encontrar a melhor parceria empresarial?


Agora que já falamos a respeito das vantagens de formar uma parceria de negócios, vamos lhe mostrar algumas dicas de como encontrar os melhores parceiros e selecionar alguns importantes critérios que devem ser utilizados na escolha dessas empresas. Confira!


Busque parceiros complementares


Conforme citamos anteriormente, a troca de benefícios é absolutamente imprescindível para o sucesso de qualquer parceria empresarial.


Sendo assim, é importante estudar o mercado e analisar as diferentes possibilidades, de forma a encontrar empresas parceiras que tragam um diferencial para o seu trabalho e vice-versa.


Vamos citar exemplos práticos de parcerias de negócios complementares, para que fique mais claro:


Vamos supor que você possui uma distribuidora de bebidas e atende tanto a consumidores finais, quanto a estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e empresas produtoras de festas e eventos. Formando uma parceria com esses estabelecimentos, essas empresas podem receber prioridade na compra de suas bebidas e ao mesmo tempo indicar a sua distribuidora para os clientes, já que tanto o público de sua distribuidora, quanto o público desses estabelecimentos possuem o interesse no consumo de bebidas; O dono de uma academia de musculação, por exemplo, pode formar uma parceria com uma loja de suplementos alimentares, que neste caso ofereceria desconto aos clientes da academia na compra de seus produtos. Da mesma forma, o dono da academia pode comprar suplementos alimentares dessa loja e revendê-los como um diferencial para os clientes;


Nestes exemplos, as empresas parceiras atendem a um público semelhante e dessa forma complementam o serviço umas das outras.


Realize um estudo interno da sua empresa


Fazer uma análise aprofundada dos processos internos da sua empresa é de suma importância para identificar as principais forças e fraquezas do seu negócio.


A partir deste estudo, deve-se pensar como parceira alguma empresa que possua como ponto forte aspectos o qual o seu empreendimento deixa a desejar, de forma a suprir algum ponto negativo da sua empresa.


Escolha parceiros que estejam alinhados com os seus objetivos


Na hora de buscar parcerias de negócio, é absolutamente essencial que você procure empresas que assim como a sua, também estejam em busca de crescimento no mercado.


Se a sua empresa é ambiciosa e possui boas perspectivas de crescimento, formar parcerias com empresas estagnadas e acomodadas no mercado pode não ser uma boa opção, já que podem não corresponder as suas expectativas, tornando a parceria um processo ineficiente.


É necessário que as empresas parceiras possuam uma visão em comum e estejam determinadas a crescerem juntos a partir da parceria.


Utilize o linkedin


Você como empresário, provavelmente deve possuir um perfil corporativo na rede social Linkedin, que é voltada para a realização de novos negócios em que as mais variadas empresas descrevem os seus ramos de atuação e interesses e assim, utilizam a plataforma como meio de divulgação para clientes, análise de currículos e recrutamento de novos profissionais, bem como para a busca de novas parcerias empresariais.


Se você ainda não costuma utilizar o Linkedin para essa finalidade, saiba que é uma alternativa bastante prática e que possibilita uma grande visibilidade para a sua empresa.


Deixe absolutamente claro o funcionamento da parceria


Em qualquer tipo de parceria empresarial é imprescindível que as empresas envolvidas esclareçam a seus parceiros como irá funcionar todos os aspectos que envolvem o negócio:


Como serão realizadas as estratégias de divulgação dos respectivos produtos ou serviços da empresa parceira?;Em caso de revenda do seu produto ou serviço, qual a porcentagem será destinada a empresa parceira?;Existe alguma meta de revendas por mês?;Por quanto tempo se dará o contrato da parceria?;Qual o tempo mínimo de permanência como empresa parceira?;






Avalie os resultados da parceria


Após o fechamento de negócio da parceria, é importante ter paciência e dar tempo para que a empresa parceira possa se adaptar totalmente ao processo e assim consiga dar o retorno esperado pela sua empresa.


Entretanto, se mesmo após ter paciência e esperar determinado período para avaliar os resultados da parceria e você perceber que a empresa parceira não está envolvida o bastante com o processo, é sinal de que a parceria não está sendo benéfica para a sua empresa.


Sendo assim, é importante manter uma avaliação constante do empenho e dos resultados obtidos por seus parceiros. Dessa forma, é possível propor melhorias nas estratégias de negócio ou em caso de situações muito negativas, propor o fim da parceria e partir em busca de novas parcerias.




Fonte: https://blog.egestor.com.br/parceria-empresarial-saiba-todos-os-beneficios/





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