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Marketing de influência: entenda o que é essa estratégia e quais as vantagens para a sua marca

Atualizado: Jun 11





Cada vez mais temos sido influenciados pelas ações e pessoas ao nosso redor. Seja por meio de anúncios, conteúdos informativos, celebridades, políticos e até pelos influenciadores digitais. Todas essas as ações que impactam a nossa opinião e os nossos desejos, de alguma forma, fazem parte de uma estratégia chamada Marketing de Influência.

Exatamente! Não pense que todas as indicações que o seu YouTuber ou blogueiro preferido dá em suas redes sociais são com objetivo de te ajudar a ter uma melhor experiência de vida.

Em grande parte dos casos ele está divulgando o produto ou serviço de uma marca parceira. Ou mesmo, está interessado em fazer parceria com aquela empresa e, por isso, falou dela antes.

Parece que você foi iludido por todo esse tempo? Muita calma! Neste artigo você vai ver entender o que é o marketing de influência, como ele funciona e como você pode se beneficiar dessa estratégia. Confira!





O que é e como é feito o marketing de influência?


O marketing de influência é uma estratégia que conta com o trabalho de influenciadores digitais. Onde marcas são divulgadas, para atingir um público-alvo.


Nessa estratégia, as marcas fazem parcerias com os influenciadores para que eles falem, mostrem e indiquem produtos e serviços aos seus seguidores.


Esse tipo de estratégia se aproxima mais do cliente e é mais sutil do que um anúncio, por exemplo. Isso porque, o público já está interessado naquele conteúdo compartilhado pelo influenciador, então, ele entenderá que aquilo é uma “indicação” e não uma propaganda.


Existem diversas formas de utilizar o marketing de influência. As ações devem variar de acordo com o público, com a plataforma de conteúdo e, claro, com o influenciador.


Nesse último caso, principalmente, é importante que a comunicação da marca esteja alinhada com a voz do influenciador. Caso contrário pode haver ruídos na mensagem e parecer artificial.





Qual a importância do marketing de influência?


Os influenciadores estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Eles se tornaram celebridades alcançáveis, é possível encontrá-los nas ruas, ir aos mesmos locais que eles, conversar e interagir com eles.


São pessoas que saíram do status de vida comum para viver uma vida que todos gostariam de ter. Por isso movimentam multidões em suas redes sociais. Além disso, ditam a forma com que o público vai se vestir, onde vão comer e quais produtos vão consumir.


Com essa crescente no número de web celebridades influenciando a vida do público, as marcas têm enxergado uma nova forma de entrar em contato com o seu público.


Um dos principais dados que revelam a motivação das marcas em investirem no marketing de influência é o fato de que a propaganda vem perdendo força há alguns anos. A prova disso é o uso frequente de bloqueadores de anúncio, já são 26% dos usuários de desktop e 15% de dispositivos móveis usando essa ferramenta.


Outro dado é que o marketing de influência já está nos planos de investimento de 39% dos profissionais de marketing para o ano de 2018. O dado foi divulgado no relatório da Lingia.


Essa pesquisa também revelou que, em 2017, 86% dos gestores entrevistados usaram a estratégia e 92% ficaram satisfeitos com a sua eficácia.


Estamos caminhando para uma direção onde cada vez mais o público vai considerar investir em um produto indicado por alguém que ela confia do que por uma propaganda ou anúncio da marca.



Quais as vantagens do marketing de influência?


Além de se comunicar diretamente com o público que a sua marca quer atingir, o marketing de influência proporciona vantagens que o torna uma opção mais direta, rápida e econômica para a empresa.


Veja algumas abaixo:


Ajuda na decisão de compra


Quando o usuário está passando por um processo de compra, é natural que ele busque o máximo de informações possíveis entre as opções que encontrou.

Contar com a indicação de um influenciador pode ser decisivo nesse momento. Pois é a recomendação de alguém que ele confia dizendo que já testou e aprovou o produto.


Fortalece a imagem da marca


Uma marca que não é conhecida ou pouco conhecida no mercado pode ter dificuldade em conquistar novos clientes. Ainda mais em tempos de internet.

O marketing de influência ajuda no fortalecimento da marca. Pois o influenciador contratado vai vincular a sua imagem à da marca e, com isso, seus seguidores não só começaram a conhecer a empresa mas acreditarão que podem confiar nela.


Alcança o público certo


Uma das maiores vantagens do investimento em marketing de influência é que a marca sabe exatamente com quem está conversando.

Os influenciadores têm dados sobre o perfil dos seguidores que atingem e com base nessas informações a empresa pode chegar exatamente em quem procura.

A marca que vende produtos para bebês deve buscar um influenciador que conversa diretamente com as mães. Diferentemente de uma propaganda na TV, por exemplo, que pode ser vista por pessoas de diferentes perfis, não só as mães.

Por outro lado, as marcas de suplemento alimentar para atletas, devem procurar influenciadores que se comunicam com o público do meio de academias de ginástica e alimentação saudável.



Cases de sucesso em marketing de influência


Fanta - Donos da P* toda


Nesse case, a Fanta deu à alguns influenciadores o poder de guiar as próximas ações de marketing da marca, por isso o nome “Donos da P* toda”.

No vídeo, vemos que os influenciadores estão dentro de um escritório ou agência, como se fizessem parte da equipe. As próximas ações da campanha serão vídeos mostrando um pouco do trabalho dos influenciadores dentro da agência responsável por cuidar do marketing da marca.

A utilização do vídeo torna a ação mais verdadeira, gerando mais credibilidade em quem acompanha.


Snickers - Você não é o mesmo quando está com fome


A Snickers é um bom exemplo de como inserir o produto no conteúdo de um influenciador. A marca chamou 13 YouTubers especialistas em algum assunto, de 8 países diferentes, para produzirem vídeos para seus canais onde alguma coisa errada acontecia.

A ideia era usar o slogan da marca “você não é você quando está com fome” e mostrar como tudo pode sair errado, quando você está com fome, mesmo se souber fazer.

No Brasil, o canal convidado para a campanha foi o Manual do Mundo, onde eles mostram como fazer uma cadeira com pregos. Porém, a fome do Iberê acaba atrapalhando tudo. No final, ele come um chocolate Snickers e consegue refazer o projeto.

A escolha dos canais do YouTube foi fundamental para o sucesso da campanha, pois se o conteúdo fosse em texto a experiência dos seguidores seria completamente diferente. Confira abaixo!


Então, agora que você já aprendeu tudo sobre o marketing de influência, pode começar a aplicar essa estratégia na sua empresa.




Fonte: https://vidmonsters.com/blog/marketing-de-influencia/

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