• A Consultora de Negócios

Empreendedorismo 50+

Atualizado: Jun 11

A reinvenção do trabalho maduro.


As pessoas com 50 anos ou mais representam um público maduro que está prestes a iniciar um novo ciclo da vida: a Terceira Idade. Essa é a camada demográfica que mais cresce no país, segundo o IBGE. Apresenta bastante experiência e, simultaneamente, necessita encontrar significado nessa transição de ciclo da vida. Uma das possibilidades para esse encontro é o empreendedorismo maduro.


O mundo dos negócios e da inovação parece pertencer exclusivamente aos jovens, mas existem milhares de empreendedores brasileiros com mais de 50 anos que são excepcionais nos negócios e na tecnologia. O SEBRAE Nacional afirma que existem mais de 650 mil idosos atuando como empresários, sendo que 10,8% deles ainda não empreenderam, mas admitem ter vontade.


Os profissionais 50+ perceberam que precisarão continuar trabalhando por um bom tempo, aposentados ou não, ainda mais diante da Crise da Previdência. Não obstante, existe uma parcela considerável de profissionais maduros que deseja se dedicar a algo estimulante, a fim de se sentirem realizados e integrados com outras pessoas de valores em comum.


Se você é um profissional 50+ e pretende empreender, confira algumas dicas para você se preparar para esta jornada:


1. Aprenda as novas tecnologias. Aplicativos para elevar a produtividade serão muito úteis, tanto para gerenciar a sua performance individual, quanto o desempenho da sua equipe. Marketing Digital também é fundamental para todos os segmentos de negócios. Existem cursos online gratuitos e econômicos para você começar. Alguns Workshops e cursos presenciais lhe ajudarão no aprimoramento tecnológico e no networking.


2. Forme equipes com maduros e jovens. A idade gera credibilidade nas negociações e a juventude energiza o ambiente de trabalho. Crie um espaço colaborativo mesclando os dois, ou frequente um Coworking que já ofereça isso pronto. O pensamento acelerado e criativo dos jovens é inegavelmente útil para inovação. A resiliência dos 50+ será muito bem-vinda, principalmente nos primeiros meses do negócio. A sua equipe pode ser formada com colaboradores e/ou parceiros.


3. Confie na sua experiência. Empreender não é fácil, principalmente se você estava acostumado num modelo tradicional de trabalho. Mas se você encontrou uma solução para as dores e necessidades de outras pessoas, ou organizações, deve acreditar e testar. A grande vantagem da idade é a experiência adquirida. Confie no que você sabe e acredite que é capaz de aprender mais ainda. Autoconfiança é essencial.


4. Crie soluções para o público 50+. Pessoas mais maduras têm a empatia necessária para criar produtos sob medida para as pessoas da mesma faixa etária, pois compreendem melhor os problemas e necessidades. Talvez você encarou problemas de mobilidade urbana. Que tal criar uma solução para isso? Quem sabe você sofreu um problema de saúde e adotou um novo estilo de vida. Já pensou em vender esse modelo como solução? Você pode ter encontrado um(a) namorado(a) após os 50 anos num espaço de dança. Seria interessante criar um espaço dessa natureza para mais pessoas maduras? Ou oferecer soluções para aquele espaço ficar melhor e proporcionar mais encontros?


Abrir a mente para aprender com os mais novos e os mais velhos é fundamental. Vencer qualquer tipo de preconceito religioso, homofóbico e étnico também é importante para evitar o conflito entre gerações, que pode prejudicar os relacionamentos e os negócios.


Onde existe problema, existe oportunidade para empreender. Soluções existem graças aos problemas. Empreendedores adoram problemas, pois são oportunidades de negócios. É necessário um modelo mental empreendedor que independe de idade para pensar desta forma.


Fonte: https://administradores.com.br/artigos/empreendedorismo-50

1 visualização

Informações e Orçamentos

(27) 99252-8811

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por Andréia Fernandes | Orgulhosamente criado pela Info Tower Tecnologia.

  • Facebook
  • Instagram
whatsapp-png-cinza-3.png